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  • Equipe Webícone

Semiótica: desvendando a ciência dos signos na produção de conteúdo

Algumas vezes nos perguntamos o porquê algumas marcas terem o sucesso com o seu público, em quanto, outras não acertam? A resposta muitas vezes é a mais simples e se chama Semiótica.

Okay, mas o que é Semiótica?

Tendo como essência maior, a interpretação dos signos, o entendimento que temos a respeito dos elementos que fazem algum sentido na maneira de interpretar dos humanos, a semiótica não se limita apenas na parte verbal, mas também em fotografia, cinema, televisão, musica e muitos outros campos.

Seu conceito tem início lá no século XX, tendo como pais os pesquisadores Ferdinand De Saussure e Charles S. Peirce. Foi analisando o trabalho deles, que as empresas entenderam que a construção de uma marca que transmitisse valores por meio de imagens, gestos, sons e muitos outros atributos era importante.

Em uma explicação rápida, todo Objeto possui um determinado símbolo, ícone ou índice, fazendo com que nosso pensamento, faça uma interpretação sobre o Signo. A Tríade de Pierce explica isso claramente (imagem abaixo)



O Signo transmite a ideia do Objeto ao Intérprete, de forma com que a técnica busca entender o que cada objeto significa materialmente e emocionalmente em cada um de nós.

Onde entra a publicidade nisso?

A técnica tem uma grande vantagem se usada: O entendimento da mensagem que você busca passar para seu público. Usar a criatividade para atrair seu público alvo a consumir seu produto/serviço, junto com um significado entendido através da técnica se torna uma grande parceria no seu posicionamento diante ao mercado.

É preciso usar os signos que transmitam a mensagem correta do seu produto e que tenha a ver com o seu posicionamento, mesmo que seja necessário, mudar seu slogan para algo que atraia a atenção do seu público, a forma que se comunica com ele (público), utilizar de imagens que associe a sua marca na memoria e no emocional de cada um. Buscar formas que gerem lembranças positivas e que seu público entenda que seu produto/serviço é essencial para sua vida. Temos diversos exemplos aplicados ao longo dos anos, por empresas com diversos case de sucesso como Havaianas e Colo-Cola.

Me diz, não é mais necessário a Havaianas falar que é única e você deve recusar imitações, você já conhece o produto. Ou toda vez que você abre uma Coca-Cola, você realmente se sente abrindo a felicidade?

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