Em 1915, 29 anos depois da fundação da Coca-Cola, o caráter distinto e refrescante da bebida havia encontrado uma demanda nacional – e um monte de imitadores. Para combater esses concorrentes, os membros da Coca-Cola Bottling Company combinaram desenvolver, financiar e apoiar uma “embalagem distinta” para seu produto popular. A instrução criativa, enviada a oito empresas de vidro do país, era simples mas longe de ser fácil: desenvolva “uma garrafa tão única que você a reconheceria pelo tato no escuro ou caída, quebrada, no chão”. Em Terre Haute, Indiana, a Root Glass Company partiu para o trabalho e brincou com a forma de um cacau até chegar ao formato encantador que conhecemos hoje.
E com isso nasceu uma promessa: “O que você está segurando em sua mão”, declarou a garrafa, “é uma Coca-Cola genuína. Não é um produto inferior ou falso. Isso é que é”.
O design da garrafa se tornou tão popular, tão familiar, que apenas 33 anos depois, em 1949, um estudo mostrou que menos de 1% dos americanos não podia identificar a garrafa de Coca-Cola somente pelo formato. Em 12 de abril de 1961, depois de todos os direitos da silhueta original expirarem, o Escritório de Patentes dos EUA declarou “o formato curvilíneo distinto” da garrafa tão quintessencial, tão inconfundível, que a forma em si recebeu o status de marca registrada.
fonte: https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/o-legado-duradouro-do-design-da-garrafa-de-coca-cola
Comments