Pesquise para desenvolver
Uma ideia na cabeça e uma mouse na mão não são suficientes. Para que um conceito seja efetivo, você precisará do maior número de informações possíveis sobre o que vai criar. Comece pela empresa: entenda o que é e qual a dimensão do seu trabalho; conheça seu público-alvo; pense no que ela espera atingir com o logotipo e quais são os planos para o futuro do negócio. O logotipo precisa ser fiel ao perfil que essa pesquisa desenvolveu.
Você não quer uma cor: você precisa de uma
Um dos maiores erros na hora de criar um logotipo é iniciar o projeto com uma cor definida na cabeça. Cores têm significados e efeitos psicológicos que podem conotar a imagem para o bem ou para o mal.
Características básicas do logotipo efetivo
Desenhos simples são mais fáceis de serem assimilados e memorizados, sabendo que “simples” não é sinônimo de “comum”. Assim como para as cores, tentar chamar atenção pelo número de elementos pode influenciar na harmonia e caracterizar poluição visual.
Possibilidades da tipografia
A escolha da tipografia pode ser a parcela mais complexa do processo de criação. A mudança de uma fonte com serifa para uma fonte sem serifa já mostra uma grande diferença. A primeira, mais clássica e parecendo mais rebuscada, possui melhor legibilidade em mídias impressas.
Comments